Arquitetos que migraram para o mundo da moda

O termo "arquiteto" pode ser aberto à interpretações tal como "artista". No entanto, a definição universalmente reconhecida do papel é considerada como aquele que projeta e planeja edifícios, um membro fundamental em termos de construção de edificações. A arquitetura como profissão, no entanto, apresenta-se como uma ocupação muito diversificada. Como uma arte e ciência em todos os sentidos, oferece aportes sobre uma vasta gama de assuntos que podem ser aplicados a uma variedade de empreendimentos diferentes.

Muitas vezes aos estudantes de arquitetura são oferecidos caminhos tão rígidos, limitados por essas ideias míopes de que um arquiteto deve seguir uma direção específica para florescer no campo. Quando na verdade é interessante notar as vastas oportunidades que surgem quando se dá a oportunidade de diversificar. Aqui estão os arquitetos que se ramificaram e se tornaram designers de moda de sucesso…

Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 2 de 11Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 3 de 11Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 4 de 11Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 5 de 11Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Mais Imagens+ 6

O mundo da moda e da arquitetura estão mergulhados em paralelos de design. Ambos se concentram na ideia de construção; sobre temas muito diferentes, mas priorizam a forma e o conforto dos ocupantes. Como Coco Chanel disse uma vez "Moda é Arquitetura, é uma questão de proporções". Similarmente à artesãos, profissionais da moda procuram traduzir as suas próprias visões através da textura, cor e forma. O objetivo final é a beleza e a durabilidade, uma produção que continua a evoluir e desafiar o status quo.

Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 7 de 11
Off-White. Imagem Cortesia de Off-White

A inter-relação entre os dois mundos está fixada na ideia de resolução de problemas. Há um problema pendente que o designer deve responder. Eles então descrevem essa ideia por meio de desenho e planejamento, refletindo sobre o trabalho para identificar se ele atende aos requisitos do cliente. Ambos fornecem abrigo para o corpo humano, em grande e pequena escala.

A moda se apresenta como frívola e dinâmica por natureza, enquanto a Arquitetura é mais rígida em sua permanência. A moda pode ser passageira, mas muitas vezes inspira o pensamento arquitetônico e vice-versa. As fronteiras entre as disciplinas começam a se confundir à medida que as comparamos, sugerindo como essas figuras multidisciplinares se materializaram

1. Virgil Abloh

Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 9 de 11
Virgil Abloh . Imagem © Gsapp Student

Talvez o arquiteto mais notável que se tornou designer de moda seja o falecido diretor criativo da Louis Vuitton, Virgil Abloh, que inicialmente possuía mestrado em Engenharia Civil e Arquitetura do Illinois Institute of Technology antes de fazer a transição para o mundo do design de moda. Aqui ele se inspirou no trabalho do movimento Bauhaus, convergindo elementos de arte, artesanato e design em uma única prática.

Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 8 de 11
Galerie Kreo 'Efflorenscence'. Imagem © Morgane Le Gall

Jovens arquitetos podem mudar o mundo não construindo prédios’ – Virgil Abloh

Suas palavras falam com profundidade. Ao longo de sua carreira, explorou os laços entre o mundo da moda e da arquitetura, muitas vezes referenciando o discurso arquitetônico em seus trabalhos exploratórios. A coleção Efflorescence para a Galeria Kreo em Paris, 2019 foi fortemente inspirada no Brutalismo, apresentando pesados blocos de concreto envoltos em arte de rua. Foi considerada pela galeria como "uma paisagem onde a rigidez das estruturas e do planejamento urbano encontra a aleatoriedade do crescimento orgânico, apropriação humana e marcação".

2. Pierre Balmain

Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 11 de 11
Balmain em Saint-Honoré Paris. Imagem © Diego de Pol

Antes de seu sucesso ao fundar a casa de moda Balmain, Pierre Balmain começou a estudar arquitetura na École des Beaux-Arts em 1933. Mais tarde, ele se apaixonou pela Alta Costura, abandonando a profissão por um caminho alternativo no design.

‘‘A Costura é a Arquitetura do Movimento’’- Pierre Balmain

Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 5 de 11
Balmain em Saint-Honoré Paris. Imagem © Diego de Pol

Apesar de renunciar à formação arquitetônica, ele continuou sendo fortemente influenciado pela forma arquitetônica e pelo design thinking, visualizando a costura como construção. Ele assemelhava isso à criação dos próprios edifícios, oferecendo forma, função e beleza. Com uma grande influência do pós-guerra durante a ascensão de Hollywood, ele continuou a desafiar os limites da moda glamourosa e clássica, proclamando que a costura deve oferecer fluidez, pois é arquitetura cinética do corpo.

 3. Tom Ford

Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 2 de 11
Tom Ford, Miami . Imagem Cortesia de Aranda Lasch

Tom Ford, ex-diretor de criação da luxuosa casa de moda Gucci, é celebrado por reinventar a marca em uma linha provocante e popular. Fundando sua própria empresa Tom Ford em 2004 e experimentando a direção cinematográfica, não é surpreendente notar sua formação em arquitetura, estudando design de Interiores na Parsons School of Design em Nova York. Durante seu último ano de estudo, ele foi despertado para sua verdadeira vocação e entrou no mundo do design de moda após a formatura. Usando habilidades de design de seu treinamento em arquitetura, ele tirou a Gucci das cinzas, salvando a marca de sua queda durante a década de 1990.

"Acordei uma manhã e pensei: 'O que estou fazendo?' A arquitetura era muito... séria. Quer dizer, todo projeto arquitetônico que eu fiz, eu trabalhei um vestido nele de alguma forma. Então, eu percebi que a moda era o equilíbrio certo entre arte e comércio, e foi isso." - Tom Ford

4. Gianni Versace 

Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 3 de 11
Versace mansion ‘Casa Casuarina’. Imagem © Domino Arts

Especializado em desenho arquitetônico antes de seguir para uma carreira turbulenta e bem-sucedida na moda, o falecido Gianni Versace é conhecido por sua influência arquitetônica, inspirando-se fortemente na arquitetura grega e romana antiga, imergindo seus desenhos em bordas e padrões intrincados inspirados em mosaicos e várias fontes da Arte Antiga. Um reflexo de seu interesse pode ser visto na icônica Versace Medusa, predominante em grande parte de seu trabalho e na mansão Versace, 'Casa Casuarina', construída de acordo com o estilo mediterrâneo.

‘’Acho que é responsabilidade do designer tentar quebrar regras e barreiras’ – Gianni Versace

Como um ícone inovador, seus trabalhos incluem roupas de metal em colaboração com engenheiros alemães, criando o infame material de malha 'Oroton' ainda popular na marca hoje. Versace continuou criando técnicas inventivas e de ponta, incluindo a colagem de couro à borracha com o uso de lasers, antes de seu assassinato em 1997.

5. Thierry Mugler & Casey Cadwallader

Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 4 de 11
Tailleur Vampire por Mugler 1988. Imagem © Manfred Thierry Mugler

Manfred Thierry Mugler disse uma vez “Sou um arquiteto que reinventa completamente o corpo de uma mulher”. Reconhecido por sua abordagem arquitetônica em relação à linguagem da moda, seu trabalho definidor é sua alta costura "hiperfeminizada". Estudando arquitetura brevemente antes de sua transição para a moda, a Casa de Mugler continua adotando uma abordagem arquitetônica em termos de design e inspiração.

Arquitetos que migraram para o mundo da moda - Imagem 10 de 11
Pop por Mugler 1987. Imagem © Manfred Thierry Mugler

Casey Cadwallader, o mais recente diretor criativo da marca, assim como o próprio fundador, estudou arquitetura antes de se encontrar na moda, obtendo um diploma de arquitetura da Cornell University, New York. Com base no legado de Mugler, Cadwallader continua a buscar inspiração através da precedência arquitetônica, incluindo as obras do século XVII do arquiteto Francesco Borromini como um catalisador para novas ideias inovadoras.

Talvez uma abordagem pouco ortodoxa para o estudo da moda, o estudo da arquitetura continua a inspirar e produzir muitos designers multidisciplinares que transitam para uma variedade de disciplinas diferentes, seja design de móveis, design de interiores, design de produto e um grande número de outras possibilidades. Esses designers continuam inspirando uns aos outros, a arquitetura influenciando a moda, a moda influenciando o design de interiores e assim por diante. Não há mais limites entre os criativos, o criativo pode ser maleável.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Arquitetura sem edifícios. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Leete, Rebecca Ildikó. "Arquitetos que migraram para o mundo da moda" [Architects that Transitioned into the World of Fashion Design ] 19 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977611/arquitetos-que-migraram-para-o-mundo-da-moda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.